Últimas postagens
Você está aqui: Capa » Notícias » Assembleia Legislativa cria comissão para comemorar o Centenário de Willy Zumblick

Assembleia Legislativa cria comissão para comemorar o Centenário de Willy Zumblick

zumblickA Assembleia Legislativa criou uma comissão especial que será responsável pela comemoração do centenário de nascimento do artista plástico Willy Zumblick. O grupo é composto por servidores da Alesc, pesquisadores e representantes da Prefeitura de Tubarão e Unisul.

Entre as atividades propostas para marcar o centenário está a realização de uma sessão especial do Parlamento catarinense em Tubarão, no dia 26 de setembro, data de nascimento do artista que faleceu em 3 de abril de 2008.

“Um cidadão como Willy Zumblick, que deixou um legado tão vasto de obras e de boas ações, deve ser lembrado e eternizado”, afirmou o presidente da Assembleia, ao assinar o ato criando oficialmente a comissão.

A Comissão é formada pelas seguintes pessoas: Rosana Brasca Cajuella – Coordenadora de eventos da ALESC; Ilka Maria Fretta – Gerente de Cerimonial da ALESC; Elisabete Silveira Brandalise – Gerente de Sessões Solenes e Especiais da ALESC; Suelen Claudete Costa – Coordenadora de TV da ALESC; Isabela de Araujo Brand Flores – Gerente Cultural da ALESC; Tayana Cardoso de Oliveira – Coordenadora de Imprensa da ALESC; Murilo Cesar Vieira Valente – Coordenador de Rádio da ALESC; Carla Maria E. Vieira Pedrozo – Coordenadora da Escola do Legislativo da ALESC; Any Santos – Coordenadoria de Eventos da ALESC; Volnei Martins Bez – Pesquisador; Valmiré Rocha dos Santos – Pesquisador; Carlos Rocha – Pesquisador; Valdézia Pereira – Diretora de Cultura da UNISUL e Matheus Roetger Madeira – Secretário municipal de Governo do Município de Tubarão.

Legado - Na condição de representante da cidade de Tubarão no Parlamento catarinense, Joares Ponticelli enalteceu a importante contribuição do artista para o estado, como pintor, escultor e escritor. Com sua imensa habilidade, Zumblick retratou em suas obras o folclore de Santa Catarina, o Contestado, a epopéia de Giuseppe e Anita Garibaldi, Boi-de-Mamão, Dança do Pau-de-Fita, as rendeiras, entre outros temas.

Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913. Recebeu primorosa formação educacional, ministrada pelo Colégio São José, de Tubarão, onde se destacou como melhor aluno em desenho e em pintura. Autoditada, sem mestres ou qualquer instrutor deixa fluir seu impulso criador e talento natural, registrando em telas particularidades da natureza, tipos característicos, paisagens, cenas do cotidiano e tudo aquilo em que pousava sua fértil imaginação.

Em 1937, Willy casou-se com Célia Sá, de tradicional família da cidade, de quem sempre recebeu importante incentivo para que se dedicasse à pintura. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.

Sua primeira exposição individual foi em 1939, em Tubarão. O êxito alcançado impôs a Willy um vôo mais alto dando oportunidade para expor em diversas cidades catarinenses. Em 1944, expôs em Porto Alegre, com o sucesso foi impulsionado a expor no Rio de Janeiro em 1946, onde com sessenta telas realizou sua mais importante exposição consagrando-se definitivamente seu nome no rol dos mais festejados artistas plásticos do país. Nunca parou de pintar, com temática variada e abrangente, retratou com maestria e sensibilidade os mais variados aspectos das tradições, da cultura, da história e dos tipos populares catarinenses.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488

Assessor de Imprensa do deputado Joares Ponticelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top